Notícias

Mercado tem falta de renováveis para 2018
Os participantes do mercado livre de energia, que responde atualmente por 30% do consumo total do país, estão preocupados com a falta de oferta disponível na categoria "incentivada" (proveniente de eólicas, usinas solares, térmicas a biomassa e pequenas centrais hidrelétricas) para 2018.
Sistemas de energia fotovoltaica serão incluídos nos projetos do Minha Casa, Minha Vida
Ministério das Cidades vai publicar portaria que permite a instalação dos sistemas de microgeração distribuída no programa de habitação popular.
Indústria de energia solar e pequena hidrelétrica negociam entrar em leilão
O setor de energia solar e pequenas centrais hidrelétricas vão pleitar ao governo sua entrada nos leilões de renováveis, cujas regras foram publicadas na segunda (7).
Fonte eólica ganha modelo de previsão de geração com mais de 90% de acerto
Código fonte é aberto e poderá receber aprimoramentos dos agentes para desenvolver as projeções e auxiliar no planejamento horário e dia seguinte.
Senado: CCJ aprova PL que permite exploração da energia solar pelas distribuidoras
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) aprovou, na última quarta-feira 2 de agosto, projeto de lei 277/2015 do senador Wilder Morais (PP-DF) que permite às empresas distribuidoras de energia passar a atuar, também, na geração de energia elétrica, mas apenas de fonte solar.
Venda de Santo Antonio tem novo impasse
As negociações entre a Odebrecht a chinesa SPIC Overseas sobre a venda da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO), chegou a um impasse, apurou o Valor. Segundo fontes próximas da situação, não há acordo sobre muitas das condições propostas pelos compradores para a operação, e a Odebrecht não está disposta a aceitar a oferta na mesa.
Governo vai licitar nova linha para levar energia de Belo Monte ao Nordeste
Informação é do secretário-executivo do MME, Paulo Pedrosa. Governo já havia leiloado linhas para fazer essa ligação, mas a vencedora, Abengoa, parou obras em meio a crise financeira.
Sem chuvas, reservatórios de hidrelétricas baixam em julho
Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas baixaram consideravelmente em todo o país por causa da falta de chuvas em julho. O deplecionamento só não foi maior porque a carga elétrica esperada para o mês se realizou 3,06% abaixo do esperado em função das baixas temperaturas verificadas no período.
Indústria do gás discute as novas regras, mas enfrenta obstáculos
Distribuidoras, comercializadoras, produtoras de gás e grandes consumidores estão discutindo a regulação do setor na esteira do plano de venda de ativos da Petrobras. A expectativa é de que as regras sejam anunciadas neste ano.
A sustentabilidade de hidrelétricas
O aproveitamento de recursos hídricos para geração de eletricidade no Brasil iniciou-se no final do séc. XIX, quando foi inaugurada a primeira usina hidrelétrica do país, com potência de 250 kW. Desde então, a nossa capacidade de geração multiplicou-se 400 mil vezes, atingindo o patamar de 100GW em 2016.
12345678910...