Notícias

Nível de reservatórios deve fechar novembro em 17%

Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, devem chegar ao fim de novembro com nível de armazenamento de 17%, segundo projeção preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informaram ontem duas fontes.

Valor 31/10/14

Rodrigo Polito
Os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, devem chegar ao fim de novembro com nível de armazenamento de 17%, segundo projeção preliminar do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informaram ontem duas fontes. O dado indica que o nível dos lagos das usinas das duas regiões deve continuar caindo no primeiro mês do período chuvoso, já que eles deverão fechar outubro (último mês do período seco) no patamar de 19%.

As projeções preliminares do ONS para novembro foram apresentadas ontem de manhã em reunião interna para agentes do setor, na sede do órgão, no Rio de Janeiro. A projeção oficial do operador para o próximo mês será feita hoje de manhã aos agentes e divulgada ao mercado no início da tarde.


A reunião de ontem foi conduzida pelo diretor de planejamento e programação da operação do ONS, Francisco Arteiro. O diretor-geral do órgão, Hermes Chipp, estava cumprindo agenda em Brasília. Não se sabe ainda se ele estará na reunião de hoje.

Ainda segundos fontes, o ONS trabalha com uma expectativa de volume de chuvas de 62% a 65% da média histórica para novembro no Sudeste/Centro-Oeste. Mas o operador enxerga uma tendência de recuperação de chuvas nas duas regiões, principalmente na segunda quinzena do próximo mês.

O ONS indicou a configuração do fenômeno climático "El Niño", que historicamente aumenta o volume de chuvas no Sudeste. O evento, porém, ainda é de pequena intensidade e deverá atingir o ápice entre novembro e janeiro.

Com relação ao Nordeste, a projeção preliminar do ONS indica que os reservatórios da região chegarão ao fim do próximo mês com 12% de armazenamento, contra 16,1% da marca atual. A expectativa do operador é de um volume de chuvas de 56% da média histórica.

O operador também indicou um cenário ruim no Norte, onde toda a segunda etapa da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, está desligada, devido ao baixo nível do reservatório. Com uma expectativa de dificuldade de atendimento à carga no Norte, existe a possibilidade de aumentar a utilização das hidrelétricas do rio São Francisco, no Nordeste, que estavam sendo poupados, para suprir a primeira região.

O ONS também sinalizou com a expectativa de crescimento de 2,6% da carga (consumo mais perdas) de energia no país em novembro, ante igual período de 2013.




Entidades Associadas

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE
SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900

11 9940-9283
11 3035-0899
 SÃO PAULO