Notícias

Ibama pede paralisação de testes em Belo Monte após morte de peixes

Ibama enviou notificação à concessionária Norte Energia pedindo a suspensão das atividades

Folha de S. Paulo - 13/03/2018

 
A hidrelétrica de Belo Monte suspendeu os testes de suas novas turbinas após uma notificação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) à concessionária Norte Energia, feita na última sexta-feira (9).

Em janeiro, cerca de uma tonelada de peixes morreram durante a realização de testes da oitava turbina da usina, no rio Xingu, no Pará. À época, os testes no local já haviam sido interrompidos.

Na última semana, o órgão ambiental decidiu barrar preventivamente os testes da nona turbina do empreendimento, tal como interromper as atividades das oito turbinas já em operação caso elas tenham que ser desligadas por algum motivo.

O órgão ambiental pediu que as turbinas não fossem mais acionadas até que um novo plano de mitigação seja elaborado e aprovado pela diretoria de licenciamento ambiental.

A morte dos peixes ocorre porque quando as turbinas são acionadas, os cardumes são atraídos pela correnteza formada com o início da rotação das turbinas e, quando a velocidade aumenta, eles morrem. Em uma operação normal das turbinas isso não seria um problema, já que a força da correnteza impediria a aproximação dos peixes.

A Norte Energia informou, em nota, que tem "providenciado a implantação de barreiras e outras soluções tecnológicas que evadam cardumes de peixes nas zonas próximas do tubo de sucção de Unidades Geradoras".

A concessionária diz que apresentou ao Ibama dados técnicos sobre a eficiência desses dispositivos emergenciais na última sexta (9) e na segunda (12).

A empresa também destaca que não se trata de uma paralisação das unidades geradoras, e que a usina segue licenciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pela ONS (Operador Nacional de Sistema).




Entidades Associadas

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE
SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900

11 9940-9283
11 3035-0899
 SÃO PAULO