Temos energia para o crescimento da economia, diz secretário do MME

Segundo Christiano Vieira, o Brasil vive um momento “excepcional”, mas o sistema elétrico tem um planejamento que prevê a entrada em operação de capacidade de geração e transmissão de energia nos próximos anos

Valor Econômico - 22/09/2021
Por Gabriela Ruddy


O Brasil tem energia para garantir o crescimento da economia, afirmou o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira, ao ser questionado sobre a atual crise hídrica e os efeitos sobre o fornecimento de eletricidade.

Segundo Vieira, o Brasil vive um momento “excepcional”, mas o sistema elétrico tem um planejamento que prevê a entrada em operação de capacidade de geração e transmissão de energia nos próximos anos, de modo a atender com segurança o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

“O planejamento setorial é feito para atender a energia e a potência com previsão de crescimento do PIB. Hoje, 60% da nossa matriz vem da hidroeletricidade, o que não temos hoje é o ‘combustível’, a água para operá-las no volume em que gostaríamos”, afirmou.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, lembrou que o sistema é robusto, mas que não é imune a falhas. “É preciso que a gente consiga traduzir isso numa operação segura”, disse.

O seminário “E agora, Brasil?” é realizado pelos jornais O Globo e Valor e tem patrocínio do Sistema Comércio através da CNC e de suas federações.




Entidades Associadas

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE
SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900

11 9940-9283
11 3035-0899
 SÃO PAULO