Da competição à busca por confiabilidade: o novo papel dos leilões de geração na América Latina
Com maior participação de fontes renováveis, países retomam licitações de longo prazo para garantir flexibilidade e segurança energética.
EXAME - 16/12/2025
A expansão da geração solar e eólica transformou o setor elétrico latino-americano. Os custos de geração caíram, a participação de fontes limpas aumentou, mas também cresceu o desafio de assegurar energia firme disponível a qualquer hora do dia. Sistemas com maior participação de renováveis intermitentes exigem novas estratégias de planejamento.
Diante desse cenário, governos e reguladores voltaram a apostar em um instrumento tradicional do planejamento elétrico: os leilões de longo prazo. Após alguns anos de menor atividade, há uma retomada regional desses processos, agora com objetivos mais amplos de garantir confiabilidade e flexibilidade operacional para sustentar o processo de transição energética.
Leia mais.
Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900
11 99440-9283 11 3035-0899 |
SÃO PAULO/SECEX |
fmase@fmase.com.br
|