Notícias

Aliança de países promete abandonar o carvão até 2030

Mais de 25 países e regiões se comprometeram ontem em deixar de usar o carvão na geração de energia até 2030.

Valor Econômico - 17/11/2017
Por Agências internacionais


     Mais de 25 países e regiões se comprometeram ontem em deixar de usar o carvão na geração de energia até 2030. A aliança internacional contra o carvão - uma iniciativa britânica-canadense - recebeu a adesão de países como a França, Itália, México, Holanda, Finlândia, Portugal e Nova Zelândia, assim como do Estado americano de Washington.
     "O carvão não está voltando", afirmou Catherine McKenna, ministra de Meio Ambiente do Canadá. "O argumento econômico é claro. Os preços [da energia] solar e eólica despencaram. A energia limpa também está cada vez mais barata", acrescentou
     A iniciativa, lançada durante a conferência do clima em Bonn (Alemanha), espera ter a adesão de pelo menos 50 países até o próximo ano.
     A aliança internacional contra o carvão foi saudada pelos ambientalistas e acentua o isolamento dos EUA em questões climáticas e de energia. O governo do presidente Donald Trump prometeu expandir o uso e a produção de carvão nos EUA.
     Em outro golpe contra os combustíveis fósseis, em Oslo, o banco central da Noruega, o gestor do fundo soberano de US$ 1 trilhão do país, propõe retirar projetos de petróleo e gás de sua carteira de investimentos - que representa 6% ou US$ 37 bilhões do total. A medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento.




Entidades Associadas

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE
SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900

11 9940-9283
11 3035-0899
 SÃO PAULO