Café da Manhã FMASE FASE

Ministro Bento Albuquerque defende unificação do licenciamento ambiental 

Em evento do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE) e do Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), em Brasília, 
 
ele falou sobre o projeto do MME para congressistas, reguladores, presidentes de associações e de empresas do setor elétrico 
Brasília, 27 de junho de 2019 - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou na quarta-feira (26), em Brasília, do evento Diálogo: Matriz do Setor Elétrico e as perspectivas socioambientais, organizado pelo Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE) e Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE). Ele afirmou que quer tornar mais rápido, transparente, racional e objetivo o processo de licenciamento ambiental no Brasil. Para isso, ele iniciou tratativas junto à Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e os órgãos estaduais de meio ambiente para uniformizar procedimentos e viabilizar a unificação do documento.
 
“Inicialmente, estamos tratando das pequenas centrais hidrelétricas, que, de certa forma, se tornaram as queridinhas de nossa gestão. Mas a ideia é avançar com todo o planejamento energético, a partir da unificação de processos viando a sustentabilidade ambiental", afirmou o ministro em seu discurso para mais de 100 executivos que compareceram ao restaurante Rubaiyat, ao lado do presidente do Fmase, Marcelo Moraes; do vice-presidente do FASE, Paulo Pedrosa; e do presidente do IBAMA, Eduardo Bim.
 
Bento Albuquerque disse que o MME trabalha pela implantação de 536 PCHs em todo o Brasil, o que representaria um investimento da ordem de R$ 70 bilhões, gerando 8 mil megawatts de potência, o suficiente para atender cerca de 14 milhões de unidades consumidoras. "O incentivo ao desenvolvimento de inventários hidrelétricos participativos, que a Agência Nacional de Energia Elétrica implantou, está dando certo e nos mostra o caminho a seguir. Sete PCHs serão construídas na bacia do Rio Pardo (MS), com 130 MW de potência, abastecendo 1 milhão de pessoas”.
 
Compareceram ao evento, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO); os deputados federais João Carlos Bacelar (PL/BA); Kim Kataguiri (DEM/SP); Fabio Ramalho (MDB/MG); e Coronel Chrisóstomo (PSL/RO); o diretor geral substituto da ANEEL, Sandoval Feitosa; e o diretor da ANEEL Rodrigo Limp. 
 
O presidente do Fmase, Marcelo Moraes, apresentou vídeo defendendo o uso da água pelo setor elétrico brasileiro e seus benefícios para a população, "que pode continuar a usufruir o bem natural e ainda tem garantia de fornecimento de energia. Uma segurança que qualquer país do mundo gostaria de ter". Ele frisou também que a presença de empreendimentos hidrelétricos em municípios brasileiros ajudam a melhorar o índice de desenvolvimento humano (IDH), bem como reduz a desigualdade social.
 
O vice-presidente do FASE, Paulo Pedrosa, e o presidente do IBAMA, Eduardo Bim, ressaltaram a importância do encontro e a união do setor elétrico em busca do desenvolvimento sustentável. 
 
Representando o segmento empresarial, compareceram os presidentes da State Grid, Cai Hongxian; da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto; da Taesa, Raul Lycurgo, além de 16 associações do setor elétrico brasileiro:
 
Alexei Vivan – ABCE; Carlos Augusto – ABAQUE; Carlos Evangelista – ABGD; Celso Cunha – ABDAN; Charles Lenzi – ABRAGEL; Cristiano Abijaode – Representante ABIAPE; Elbia Gannoum – ABEEOLICA; Fernando Zancan – ABCM; Flávio Neiva – ABRAGE; Humberto Barbato – ABINEE; Josiane Napolitano – Representante APINE; Marco Aurelio Silva – ABRADEE; Marcelo Moraes – FMASE; Newton Duarte – COGEN; Paulo Arbex – Representante ABRAPCH; Paulo Pedrosa – ABRACE/FASE; e Rodrigo Sauaia - ABSOLAR. 
 

O FMASE e o FASE contaram com o apoio financeiro das seguintes associações e empresas do setor: ABRAGEL; ABAQUE; ABEOOLICA; ABGD; ABIAPE; ABINEE; ABRACE; ABRADEE; APINE; BROOKFIELD; ECOGEN; HY BRAZIL Energia; MATRIX Energia; STATE GRID Brazil e TAESA.
 

As fotos do evento estão disponíveis neste link. Para ter acesso ao conteúdo da apresentação do presidente do FMASE, Marcelo Moraes, acesse aqui.
 
 
Congresso Ambiental VIEX 2019

Congresso Ambiental VIEX 2019

26 a 28 de junho de 2019 | Bue Tree Premium Morumbi | São Paulo-SP


 

Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB
O Comitê Brasileiro de Barragens – CBDB realizará o XXXII Seminário Nacional de Grandes Barragens – SNGB e o II Simpósio Internacional de Segurança de Barragens – SISB, este último em parceria com os Chinese National Committee on Large Dams (CHINCOLD), Spanish National Committee on Large Dams (SPANCOLD) e o United States Society on Dams – USSD, no período de 20 a 23 de maio de 2019, no Fiesta Bahia Hotel, na cidade de Salvador – BA.
 

Conferência Nacional de PCHs e CGHs

Conferência Nacional de PCHs e CGHs

3ª edição | 08 a 10 de maio de 2019 | Parque Barigui | Curitiba – PR

 
8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA - BRASÍLIA-BRASIL 2018

18 A 23 DE MARÇO DE 2018
Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília - DF

MAIS INFORMAÇÕES
 
O FUTURO DA RELAÇÃO MEIO AMBIENTE E SETOR ELÉTRICO

30 DE NOVEMBRO e 01 DE DEZEMBRO
Usina Hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu - PR

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria Executiva 

Associação Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico – FMASE
Rua Paes Leme, 215 - Ed. Thera Office - Conj. 504
São Paulo - SP - 05424-150
Tel.: 11 3089-8800 ou BSB 61 3327-6042
www.fmase.com.br