Países do Mercosul, incluindo Brasil, reafirmam compromissos ambientais com UE

Segundo comunicado da UE, os dois blocos expressaram a convicção de que o Acordo “deve ser implementado de forma a trazer benefícios a ambas as partes nas dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável”

Valor Econômico - 14/12/2020
Por Assis Moreira


Os países do Mercosul reafirmaram hoje aos países europeus que vão efetivamente implementar os compromissos ambientais internacionais, incluindo o Acordo de Paris contra mudança climática.

Durante encontro informal da União Europeia (UE) com representantes da América Latina, em Berlim, o vice-presidente e comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, e o alto representante e vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, discutiram com representantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai a maneira de avançar na ratificação e na entrada em vigor do acordo birregional.

Segundo comunicado da UE, os dois blocos expressaram a convicção de que o Acordo “deve ser implementado de forma a trazer benefícios a ambas as partes nas dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável”.

Reiteraram seu compromisso com a implementação efetiva dos compromissos internacionais estabelecidos no acordo, incluindo o Acordo de Paris.

Para esse fim, os representantes europeus e os ministros do Mercosul “instruíram os seus funcionários a intensificarem os contatos com vista a melhorar o intercâmbio de informações, aumentando o diálogo político e identificando áreas de cooperação, esta última em particular através das Iniciativas Team Europe discutidas durante a Conferência”.

Segundo o comunicado, esse processo e as ações devem enfocar em particular as áreas de interesse público relacionadas ao Acordo, incluindo o desmatamento.

“As duas partes expressaram sua convicção de que sua cooperação para estabelecer as condições certas para a entrada em vigor do Acordo aumentará seu potencial de contribuir para o objetivo abrangente comum de desenvolvimento sustentável, observando os princípios e orientações da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, conclui a nota da UE.




Entidades Associadas

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE
SCN Quadra 04, Bloco B, Ed. Centro Empresarial Varig, Sala 101 Brasília - DF 70714-900

11 9940-9283
11 3035-0899
 SÃO PAULO